Digamos que, no caso, eu seja mais adepto à teoria conspiratória e acredite que o show business é um grande espetáculo e que nós somos a plateia, suscetível ou não a suas verdades construídas e muitas vezes impostas. Mas, independentemente do que está nos bastidores, nós, fieis espectadores da cultura pop, adoramos isso. Cada intriga, cada alfinetada, cada featuring polêmico - como o remix de Birthday Cake com a Rihanna e com Chris Brown -, cada estreia de álbum e videoclipe vanguardistas e rompedores de barreiras. Enfim, vamos deslanchar rapidamente sobre o que nos interessa agora: falar de Madonna. E de Lady Gaga. Melhor: do que as duas têm em comum.
Nossa história parte de quando uma cantora excêntrica, no início de seu boom mundial, deixa claro sua forte admiração pela rainha do pop. Mas eis que Gaga resolve divulgar Born This Way como o primeiro single de seu álbum mais recente, quando se começa a desconfiar que há em Gaga algo maior do que uma mera inspiração. Obssessão? Crise de indentidade? Plágio, pura e simplesmente? Perguntas como essas são feitas paralelamente à chuva de mash ups, no youtube, que colocaram lado a lado Born This Way e Express Yourself, famosa música
de Madonna. Estaria comprovada a semelhaça entre os dois singles.
É
claro, depois de um tempo, Madonna se pronuncia sobre o assunto,
propositalmente ou não, nas vésperas de lançamento do MDNA, marca de sua volta
às paradas musicais - sabemos que Madonna sempre cria polêmicas nessas horas.
Falo de uma entrevista para um programa de TV estadunidense, em que se refere a
Born this way como um bom remix de Express Yourself. Headshot! Madonna também
demonstra seu desprezo por Gaga ao soltar um "lady who?" - ou
"Lady quem?" - quando seus fās gritam o nome da cantora em um
show seu. Another headshot!
Mas agora o que talvez fosse sutil para alguns se torna evidente: cai na internet um vídeo de um ensaio seu para a MDNA tour, em que canta um medley de Express yourself, Born this way e she's not me! Aí, põe lado a lado os dois primeiros, comprovando novamente o plágio e, depois, com "she's not me", refere-se a Gaga como "ela não sou eu!". Gaga não se pronuncia.
Por outro lado, qual seria o real motivo da antipatia de Madonna por Gaga? Medo de perder o trono de rainha do pop? Mas, caso tivesse esse medo - desnecessário, penso -, por que seria tão amiga de sua protegida Britney Spears? Seria mais um caso para atrair a mídia? Essas e outras respostas podem vir ou não à tona nos próximos capítulos da polêmica MDNA tour, que, por sinal, já começou. Aguardemos.
Express Yourself - Madona - Live in VMA
Born This Way - Lady Gaga
Express Yourself / Born This Way / She's Not Me - Madonna
Por Lucas Garrido
Cara, juro pra ti que a primeira vez que ouvi BTW eu dei um berro dizendo "Meu Deus! Express yourself LGBT!!" A melodia é tão parecida que, no último video do post, nem parece que a música mudou, se não fosse a letra...
ResponderExcluirEnfim. Tô amando o blog e esse post ficou muuuito bom!! Era bem assim que eu me imaginava postando!! Parabéns, Luc (se você me permite te chamar assim! auhsuash)!!!