Muitos acreditam
que moda é sinônimo de riqueza, luxo e ostentação, engana-se quem pensa que é
APENAS isso; Moda é um estado de espírito - usando frases clichês - moda nada
mais é do que uma forma de mostrar ao mundo quem se é e, claro, de sentir-se bem, afinal ninguém merece estar usando um vestido maravilhoso e não estar
se sentindo bonita nele -concordam?- ou para os homens, usar um terno de corte
perfeito mas que não caia bem em você.
Moda faz parte da trajetória pessoal de qualquer pessoa, afinal que nunca escolheu aquela roupa que mostra ao mundo o quão inteligente, descolado ou sexy se é? Algumas pessoas acham que moda é futilidade, não serve para nada e que é apenas uma forma de alienação, mas aposto que quem pensa assim, usa jeans e camiseta branca e desconhece o fato de que estas peças se tornaram o simbolo da juventude rebelde que floresceu com James Dean e cia lá nos idos dos anos 50, e a partir daí tornou-se item mais que obrigatório nos guarda-roupas de boa parte -se não, toda- da população mundial. Até os tênis All Star; um dos símbolos da juventude que se diz revolucionária e "rebelde" e que diz não ligar para moda são um forte ícone da moda atual, afinal como uma marca sobrevive a tantas épocas e com a mesma fama de sempre, se não tiver uma grande aceitação na moda? Sinto informar para quem diz não ligar para moda, (ps: não consegui evitar a redundância) que precisa rever seus conceitos e, se quiser continuar pensando desta forma que saia pelado por ai.
Agora focando no assunto do post, que eu já enrolei demais, engana-se quem pensa que para estar na moda é preciso gastar fortunas com marcas famosas, ter uma criatividade absurda ,basta ter bom-senso e saber o que lhe cai bem ou não e acima de tudo o que lhe deixa confortável. Para quem deseja estar na moda e ao mesmo tempo se sentir bem, mas não sabe como começar, sugiro que comece com:
1- Uma auto-avaliação - ok, esta parecendo discurso de terapeuta - analise o que lhe cai bem, o que lhe deixa confortável, vale até uma extravaganciazinha aqui, outra acola; uma boa forma de fazer isto é passar horas na frente do espelho fazendo o que as mulheres mais gostam - ou odeiam - de fazer: trocar de roupa! Esse é o primeiro passo para definir o seu estilo pessoal, o que você quer mostrar ao mundo sobre você; e feito isso, pode partir para a prática, use o que você tiver em casa, use a criatividade que Deus te deu, vale até pedir opinião para sua mãe, pai - mas filtre-as! já que os pais tem mania de achar que qualquer coisa fica bem em você.
2 - Agora se você quiser dar uma renovada no guarda roupa, mas não dispoe de muita grana para isso - triste realidade de nós pobres estudantes - não fique preocupado(a), dá sim para estar na moda sem gastar fortunas, saia na Rua Grande e você verá, é possível encontrar roupas maravilhosas, acessórios bacanas e gastar muito pouco. Eu ADORO lojas populares, mas essas bem populares meeesmo! onde se acha um pacote com 3 regatas lisas por dez reais! Aliás essa é outra grande ivenção da humanidade, lojas de " tudo por dez reais! " dá pra encontrar coisas muito boas e baratas, basta ter um pouco de paciência pra garimpar nas montanhas de roupas; outra boa opção são os brechós, esses que sua mãe adora ir, são ótimos! Principalmente pra quem gosta de coisas vintage, - peças que sua avô usava e que achava o máximo! e que ainda são o máximo - e pra quem adora pechinchar, e daí que são usadas? se estiverem em bom estado, que mal tem? nada que uma boa lavada não resolva, e se não ficar certinho no seu tamanho, nada que uma boa costureira dê jeito.
3 - Pesquise em sites de venda, hoje é possivel encontrar uma infinidade de sites de roupas e acessórios onde se pode encontrar peças boas e baratas. Outra coisa que adoro são lojas como Marisa, C&A, e afins, nelas é possível achar roupas com estilo e com um preço razoável, podem rir de mim, mas eu adoro vasculhar a sessão de devoluções da Marisa - é marisa? acho que é - sempre acho coisinhas interessantes por lá, e que fico me perguntando porque alguém não as quiseram hehe. Essas "garimpadas" sempre dão bons resultados, e você pode até se dar um presentinho mais caro, já que economizou bastante procurando em lojas populares; Ah! uma boa dica para achar esses presentinhos é procurar em sites, os preços são mais em conta.
4 - Agora se você tiver habilidade manual e criatividade de sobra - na verdade não precisa tanto de criatividade em excesso - pode usar e abusar de DIY's - Do It Yourself -faça você mesmo-. É possível encontrar uns bem bacanas em sites, revistas e alguma amiga ou amigo seu com certeza sabe de um, ou crie!
Mas o principal é saber combinar tudo o que você tem, é mágico quando se pega uma produção básica como, calça jeans + camiseta branca e com os acessórios certos como: um cardigan/casaquinho/camisa de botão, um cinto mais trabalhado, alguns colares, até mesmo broches - que por sinal estão aí com a corda toda! - e um sapato "bapho" conseguem transformar a produção, antes básica, em uma mega-produção capaz de deixar qualquer entusiasta da moda de queixo caído.
Agora é fundamental se sentir bem com o que está usando, e sentir que está mostrando ao mundo a sua personalidade, afinal mostrar sua marca pessoal, ser você mesmo, está na moda! Não importa qual estilo você siga, o importante é mostrar a que se veio da forma mais elegante possível - e barata! - sem esquecer o conforto.
"Elegância é esquecer o que se está vestindo" - Yves Saint Laurent
Aqui vão algumas dicas de sites e blogs que podem ajudar na inspiração:
- Honestly WTF - esse tem uma sessão só de DIY's , o site é em ingles, mas nada que o tradutor não ajude.
Por: Laurilene Oliveira